segunda-feira, 2 de abril de 2012

Publicidade


Desemprego - Portugal com taxa de 15% em fevereiro


Portugal chegou ao final de fevereiro com uma taxa de desemprego de 15 %, uma subida de 0,2 % face a janeiro e a terceira mais elevada da União Europeia (UE), revelou hoje o Eurostat.

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, apenas Espanha (23,6 %) e a Grécia (21 %, por cento, em dados que remontam a dezembro de 2011) se encontram em pior situação que Portugal.

Segundo o Eurostat, a taxa de desemprego permaneceu inalterada em fevereiro na zona euro, nos 10,8 por cento, ao passo que no conjunto dos 27 da UE o valor avançou 0,1 por cento para 10,2 por cento.

Simulador - Quem vai ser o campeão nacional

A disputa pelo campeonato nacional de futebol está mais renhida do que nunca. O Jornal de Negócios preparou uma aplicação que lhe permite fazer os seus prognósticos para os jogos que faltam disputar e saber quem será o campeão. Experimente aqui e simule os vários cenários possíveis, para avaliar o percurso de Braga, Porto e Benfica até ao fim do campeonato.

Simulador clicar na imagem

Prestações da casa recuam com descida das Euribor


A descida das taxas Euribor verificada nas últimas semanas vai levar a uma redução de cerca de sete por cento no valor das prestações, para as famílias que fizerem em abril uma revisão do crédito à habitação.


IRS 2012

A entrega pela Internet das declarações de IRS de trabalho dependente e pensões de 2011 começa hoje, e termina a 30 de abril, sendo este o último ano em que os contribuintes podem habilitar-se a receber os habituais reembolsos fiscais.


As declarações em papel começaram a ser entregues no primeiro dia de março, naquele que é o último ano em que as despesas de saúde não têm um teto máximo e ainda é dedutível a amortização de capital relativa aos encargos com imóveis com credito à habitação.
Ainda assim, os rendimentos obtidos em 2011 também não escapam a um agravamento de impostos: além da criação do chamado imposto extraordinário, que levou ao corte de metade do subsídio de Natal, há também o fim de alguns benefícios fiscais, como a dedução do prémio do seguro de vida, e limites à utilização dos restantes benefícios.

Tudo somado, haverá uma diminuição dos reembolsos de IRS e um aumento da fatura de quem já paga, sendo as famílias com rendimentos médios as mais penalizadas.

Para quem não entregar a declaração de IRS a horas estão previstas multas até cem euros.

Gasolina mais cara a partir de hoje

O preço da gasolina deve atingir esta segunda-feira um valor recorde, ao aumentar 2,5 cêntimos. Por outro lado, o gasóleo deverá registar uma redução de 0,5 cêntimos. O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é atualmente de 1.714 euros, enquanto o gasóleo vale 1,521 euros.

Três reclusos evadidos ainda a monte

Os três reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra que se evadiram na tarde de domingo, saltando o muro da cadeia, continuam a monte


Três reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra evadiram-se este domingo à tarde. Os três homens saltaram o muro da cadeia.

Os reclusos puseram-se em fuga num automóvel que alegadamente roubaram e ainda não terão sido capturados.

Imagem retirada daqui

A rendição destes está, por certo, para muito breve, quando a euforia da fuga e liberdade se esfumar ao se aperceberem:

- que deixarão de ter comida e roupa lavada gratuitamente, 

- que deixarão de usufruir de escola, biblioteca, tv, cinema, médico, ginásios, oficinas e jardins de forma gratuita,

- dos preços dos alimentos, combustíveis, ... cá fora,

- dos aumentos dos IVAs,

E aí então, rapidamente se aperceberão do erro que cometeram e entregar-se-ão.

Rali de Portugal - a embraiagem de Hirvonen

Um problema com a embraiagem do Citroen de Mikko Hirvonen pode ter ditado a retirada da vitória do finlandês no Rali de Portugal, no que teria sido o seu primeiro triunfo na prova lusa, 15.º na carreira.


De acordo com a organização, a decisão dos comissários desportivos surgiu na sequência do relatório apresentado pelos comissários técnicos, "que detetaram situações não conformes no Citroen", nomeadamente que a "embraiagem montada no carro n.º 2 não está em conformidade com a Ficha de Homologação A5733 e por isso excluem o carro n.º 2 da classificação do evento".


Além da embraiagem, também "o turbo (turbina) montado no carro n.º 2 parece não estar em conformidade", segundo citou a organização, que adiantou que os comissários "suspendem a decisão nesta matéria e pedem ao delegado técnico da FIA para proceder a um exame mais detalhado, ficando a aguardar esse relatório para uma futura decisão".


Apesar de a Citroen ter anunciado que vai recorrer da decisão dos comissários desportivos da prova, foi já publicada uma nova classificação, na qual o norueguês Mads Ostberg (Ford), segundo classificado, foi declarado vencedor.

Caso se confirme este volte face na prova portuguesa, Hirvonen e a Citroen sofrem um duro revés, numa prova em que, depois da intempérie de sexta-feira, dominaram claramente, permitindo-se gerir confortavelmente a vantagem ganha.

1 de abril

Do blog Aventar