terça-feira, 6 de março de 2012

Makro propõe rescisão a todos os trabalhadores portugueses

Todos os colaboradores efectivos da Makro, cerca de 1.500, receberam ontem uma proposta de rescisão amigável.


Se bem se recordam, há uns tempos Portugal sofreu o chamado "síndrome da Makro". 
Ora, o "síndrome da Makro" lida com o fascínio tuga pelo açambarcamento e a exposição a grandes quantidades de artigos, das mais diversas espécies. 

Mas o que era afinal a Makro? Era, simplesmente, uma superfície comercial virada para os pequenos lojistas que abriu cá nos anos 90, que vendia boa parte dos seus artigos em paletes e quantidades assim para o industrial, a preços ligeiramente mais baixos por isso mesmo. Ou, para o público que almejava o açambarcamento, um oásis.

A verdade é que para entrar na Makro era preciso ter um cartão, que estava na posse apenas de invejados pequenos comerciantes. E, porque o açambarcamento não é para todos, esse cartão dava direito a 1 ou 2 acompanhantes no máximo.

A febre era tal para aceder a esse templo das paletes havia gente que procurava pelo amigo do primo do vizinho da tipa que era da turma para ver se ele emprestava ou cartão ou se podia ir com a malta para, pelo menos uma vez, ver qual a sensação de comprar 18 Ice Teas de litro por menos 10 paus em cada embalagem ou um pacote industrial de pastilhas e fazer inveja aos amigos lá de casa.

Depois, chegados lá, mostrando o cartão ao segurança e fazendo cara de quem sabe ao que vai, surgia o deslumbramento de ver caixas e caixas de artigos que estamos habituados a comprar apenas nas mesquinhas quantidades de 1 ou 2 exemplares e que podíamos levar, sem necessidade nenhuma, aos 20 de cada vez. Haveria coisa melhor?

Pelo meio surgiam sempre umas promoções gigantescas que eram capazes de meter uma televisão de oferta para quem levasse 350 latas de atum "Bom petisco". E era ver o açambarcador de ocasião a contorcer-se e a pensar se seria assim tão mau oferecer latas de atum no Natal à família e amigos.

Com o decorrer dos tempos, o entusiasmo pelo mundo restrito e sedutor da Makro foi-se esfumando e associado à conjutura atual... vemos o resultado final.


Apenas uma palavra de boa sorte para os desafortunados que irão para o desemprego.

Sem comentários: